Não esquece: "O estrangeiro só vê o que conhece".

No estrangeiro... um olhar difuso... um olhar confuso...
Tudo muda o tempo todo...
É uma realidade que você não está vendo de novo...
Tudo é novo... tudo é novo...

Outros espaços... que por hoje passo...
por onde antes nunca passei...
nem sei se algum dia pra cá de novo voltarei.

Meu olhar confuso...
Se torna agudo...
Quero gravar na mente...
tudo o que vejo...
pra sempre...
quero na mente segurar tudo.

“Não sou daqui, mas também não sou do outro lado.
E o mundo não é senão uma paisagem desconhecida [...]
Estrangeiro, quem pode saber o que esse nome significa?
Estrangeiro - confessar a mim mesmo que tudo me é estrangeiro” (Camus)...

Por que no estrangeiro o tempo passa tão ligeiro?



Ponto Zero da França... Le Point Zéro - Le Point Kilomètre Zero - das rodovias francesas. 
 
Quanta gente passa por cima e nem vê?
 
Localizado na Île de la Cité, em frente à Catedral de Notre-Dame de Paris... há uns 30 metros aproximadamente da entrada, na place Jean-Paul II.
 
Materializado por um medalhão octogonal de bronze com o desenho da Rosa dos Ventos gravada no centro de um medalhão hexagonal (que representa uma bússola) de bronze...
 
... em seu entorno, vê-se uma pedra circular dividida em quatro partes iguais. Em cada uma dessas partes, as inscrições em letras capitais: POINT, ZÉRO, DES ROUTES e DE FRANCE - que significa, “Ponto zero das estradas da França”.
 
É a partir desse monumento marco-zero que são calculadas, em quilômetros, as distâncias rodoviárias entre a Cidade Luz e  as outras cidades na França.
 
Fotos: Cynthia de Castro e do meu acervo pessoal

Comentários

  1. Eu nem sabia que existia isso, muito legal o ponto zero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... eu só fiquei sabendo quando li sobre Paris na primeira vez que fui pra lá... legal saber, né!? Também gosto muito de saber das coisas ;) Um abraço e ótima semana, John

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos viajar comigo?